Nossa história nasce antes mesmo de qualquer pretensão em ser um canil. Seria muito fácil, e até mesmo uma forma de vaidade e autopromoção, dizer que planejamos ser um canil desde o início. Sinceramente, não, não planejamos. Sequer tínhamos conhecimento de CBKC, Dogshow e tantas outras coisas que envolvem a cinofilia. Entretanto uma coisa é certa, e disso nos orgulhamos, quando se fala que o Dogo Argentino é uma raça apaixonante, não estamos usando o sentido figurado, e nossa história é a prova disso.
Antes de continuarmos, permita apresentar quem deu início a tudo isso: dois grandes amigos Alexandre Antunes e Evanilto José Martins. Alexandre um mineiro de Belo Horizonte, que mesmo saindo muito novo de Minas possui as características típicas do bom mineiro: preza pela discrição, não faz alarde de seus feitos, aprende observando e possui determinação e resiliência incomparáveis. Evanilto, nascido na pequena cidade de Itaguaçu, no interior do Espírito Santo, é mais um brasileiro que se viu obrigado a deixar a terra natal e a família no interior e rumar para “cidade grande”, no caso Vitória, capital do ES.
No ano de 2003 Evanilto foleava uma revista especializada em raças de cães e se deparou com a imagem do dogo argentino. Como dito inicialmente, foi uma paixão a primeira vista. Encantou-se com a estrutura, nunca tinha visto um cão tão impressionante. Passou a buscar maiores informações sobre a raça. É importante lembrar que nessa época ainda não existia redes sociais, internet sim, todavia as informações ainda eram uma fração do que temos atualmente. Site de canis era artigo de luxo. Se a estrutura encantou a história da raça o fascinou. As histórias de caça com cães fazia parte de suas origens rurais, obviamente que não o mesmo tipo de caça as quais o dogo tem como objetivo.
Em maio de 2004 Evanilto se deparou com um anúncio de venda de filhotes de Dogo Argentino na cidade de Vila Velha, ES. Imediatamente ligou para o anunciante e marcou uma visita. Em um sobrado no centro da cidade, viu pela primeira vez uma ninhada de Dogo Argentino. Já saiu de lá com um filhote. Esse momento é emblemático, pois a partir dele o dogo passou literalmente a fazer parte de sua vida. Poucos dias depois o filhote – que recebeu o apelido de “Nero” – foi apresentado a Alexandre, que não teve dúvida que ali estava a raça que queria, mesmo já possuindo em pastor alemão. Por melhores condições de estrutura o filhote foi morar na casa do Alexandre no centro da cidade de Vitória, ES.
À medida que o filhote crescia sua coragem e valentia também aumentavam. O que alimentava diariamente o interesse pela raça. Nesse ponto da história pesquisas e conversas sobre o dogo argentino já tomavam grande parte do tempo dos dois amigos. Pesquisando sobre a linhagem de “Nero” chegaram ao Canil de origem, o extinto Canil de La Neblina, em São Paulo. Por isso seu nome oficial de pedigree: “Caballero de La Neblina”. A essa altura já tinham uma ideia bastante clara do que era o dogo argentino e o que o padrão pedia. Em 2005, decidiram adquirir uma fêmea, aqui a ideia de um canil já povoava os pensamentos. Em 2006, de forma oficial, registrado no Kennel Club Capixaba, na cidade de Vitória, ES, teve início o CANIL FUERZA DE LA VICTÓRIA.
Os poucos recursos que dispunham foram revertidos na construção de algumas baias. Entretanto a observação de exemplares de canis de referência mostrava que os animais que possuíam, apesar de fundamentais para o início da criação, careciam de muitas qualidades que o padrão da raça pedia. Essa, percepção, sem dúvida, foi fundamental para a evolução – não tivemos a chamada “cegueira de canil”.
Em duas décadas de criação tiveram muitos cães que foram verdadeiros registros da evolução de nossa criação, entretanto alguns se destacam. Esse destaque não se deve, muitas vezes, a excelência racial, mas a subida de degraus importantes rumo ao que foi planejado. No topo dessa lista registramos dois filhotes adquiridos em 2007: Linda Embryo Brazil e Chacal RBB, vindos de Goiânia e Brasília, respectivamente. Através desses dois filhotes tivemos nossas primeiras experiências em exposição, ainda em 2007 na cidade de Guarapari, ES. Em seguida destacamos Acuelo Fuerza de La Victória (Aron La Rosa de La Sierra X Linda Embryo Brazil), o primeiro padreador a carregar nosso sufixo. Em 2010, já buscando fixar a tipicidade e expressão racial que sempre admiramos chegou Alvorada La Rosa de La Sierra.
Como acontece em qualquer evolução os momentos de mudanças são inevitáveis. Em 2012 o endereço do centro de Vitória, ES deixou de atender as necessidades de estrutura que o projeto necessitava. Dessa forma o canil rumou ao bairro Grande Vitória, ainda na capital do ES. As mudanças não são apenas de localização 2015 marca a saída de Evanilto da linha de frente do canil. Normalmente saídas se referem a rupturas, porém, não é esse o caso. A parceria nunca acabou. Como citado inicialmente Evanilto e Alexandre são, antes de qualquer coisa, grandes amigos. Entretanto o projeto necessitava, para continuar crescendo, de dedicação exclusiva e essa missão ficou destinada a Alexandre. A decisão rapidamente se mostrou acertada visto que no ano seguinte, 2016, Alexandre adquiri uma chácara na cidade de Viana, ES, região metropolitana da Grande Vitória. O novo local atenderia perfeitamente as necessidades estruturais, lembrando que o dogo argentino é um atleta nato e necessita de espaço. Baias amplas, maternidades, corredeiras, enfim, tudo que os cães necessitam.
A palavra de Deus nos diz: ‘’Há um tempo para cada coisa debaixo do sol, tempo de plantar, de colher,…” Como a palavra de Deus é infalível, a semente foi por muito tempo jogada no solo e regada. Percalços por vezes nos fazem duvidar mas quando a fé sempre foi maior. E a colheita, por assim dizer, atingiu um ponto até então nunca alcançado em 2022. Quase duas décadas após o contato com nosso primeiro dogo argentino. Alguns de nossos exemplares tiveram um ano maravilhoso nas pistas, destaque para Branca Fuerza de La Victória, Campanha de La Victória, Cigano de La Victória e Argos Fuerza de La Victória (propriedade do amigo Anderson – Canil Tribo Goytaka). O desempenho desses cães em pista levou o CANIL FUERZA DE LA VICTÓRIA atingir o topo da criação em 2022, sendo eleito o MELHOR CRIADOR DA RAÇA DOGO ARGENTINO DO BRASIL. Motivo de imenso orgulho e satisfação, porém não de dever cumprido, visto que a caminhada é longa e a vaidade trás acomodação.
Esse é um resumo de nossa história. Esperamos que nossa história inspire a sua, no sentido de não desistir e seguir firme no propósito.